A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, em uma ação conjunta da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e da Secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo, iniciou na noite de quinta-feira (11) a primeira edição da FLICbonjê – Feira Literária e Cultural de Bom Jesus do Itabapoana. O evento aconteceu na praça Governador Portela.

O evento começou às 18h com uma fanfarra percorrendo diversos pontos do centro histórico da cidade até a frente do sobrado onde morou o primeiro prefeito da cidade, Pedro Gonçalves, mais conhecido como coronel Pedroca. De acordo com a PHD e professora de História da rede municipal, Elaine Borges Suhett, a feira teve uma programação extensa, com a participação da Academia Bonjesuense de Letras, lançamento de livros e exposições. “A ideia é trazer a cultura para a praça, democratizar a cultura. Hoje também acontece o lançamento do livro “Bom Jesus do Itabapoana – Nossa História, Nosso Lugar”, elaborado por mim e por uma equipe de colaboradores para os alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal. A ideia do livro é trazer uma perspectiva inclusiva. Das personagens ilustradas no livro, temos uma criança branca, uma negra, uma indígena, uma cadeirante, uma autista e uma libanesa, para que todas as crianças se sintam representadas”, informou Elaine.

Na sequência das festividades, o coral Amantes da Arte fez uma apresentação musical em homenagem à neta do coronel Pedroca, Maria Aparecida Dutra Viestel. Na ocasião, o prefeito Serginho Ciryllo presenteou a homenageada com um exemplar do livro “Bom Jesus do Itabapoana – Nossa História, Nosso Lugar”. “Desde que assumi o mandato, tenho como meta o resgate das tradições culturais de nosso município, e a FLICbonjê é mais uma vitória nossa no sentido de democratizar a cultura bonjesuense, que é muito rica. Quero agradecer a todos os envolvidos que não mediram esforços para transformar mais este sonho em realidade”, disse o prefeito.

Segundo o Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, José Geraldo Moraes, a Feira é uma iniciativa do poder público em parceria com membros da Sociedade Civil Organizada. “Um marco importante para a cultura de nosso município. A parceria com a Secretaria de Educação comandada pela professora Ivana Gomes, e com o apoio de uma equipe maravilhosa, Daniele, Lívia, Elisabeth, Rogério Cantelle, dra. Nisia Campos, Dr. Gino Bastos, Adilson Figueiredo, Bob Flávio e Luis Otávio todos envolvidos nessa produção que é mais um evento cultural importante que a gente consegue realizar aqui em Bom Jesus. Que esta seja a primeira de muitas outras”, informou o secretário.

Um dos destaques da FLICbonjê foi a tenda do Espaço Literário e Cultural Cafezinho, de propriedade de um dos organizadores da Feira, Adilson Figueiredo. “O Cafezinho é um espaço cultural aberto ao público, onde expomos literatura, pintura, artesanato e peças de antiquário, além de saraus de poesia, lançamentos de livros e exibição de filmes produzidos em nossa região. Como expoente cultural do município, o Cafezinho não poderia ficar de fora de uma feira tão importante como essa, que tem como objetivo revigorar e exaltar a literatura local, uma literatura que retrate o cotidiano de uma cidade do interior. Também aproveitaremos a oportunidade para discutirmos as questões em relação à dificuldade de se produzir literatura, como o alto custo da impressão de livros, a falta de bibliotecas na cidade, entre outros”, declarou Adilson.

Com informações da Prefeitura Municipal de Bom Jesus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here