Em Itaperuna, RJ, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde fizeram de agosto um momento especial, neste mês dedicado ao incentivo à amamentação.
O “Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, afinal, o aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. E, a culminância aconteceu na última terça-feira, 30, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Costa e Silva.
Na oportunidade foram ofertados inúmeros serviços, dentre eles, aferição de pressão; teste de glicose; testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C; orientação sobre controle tabagismo e sobre a saúde do homem; além de sorteio de brindes.
É importante lembrar que, segundo dados do Ministério da Saúde, o aleitamento materno contribui para a redução da mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.
Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de ações para incentivar a amamentação. Também foram realizadas nas redes sociais publicações informativas sobre a importância da amamentação; principais cuidados que se deve ter no momento de amamentar; bem como ações especiais desenvolvidas durante o “Agosto Dourado”.
AMAMENTAÇÃO COMO FACILITADORA DO VÍNCULO
Não menos importante, é de suma importância frisar a amamentação como facilitadora de vínculos. Além de ser extremamente benéfica para a saúde da criança, a amamentação é facilitadora do vínculo entre mãe e filho. Ainda vale lembrar que o leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança, como imunológico, neurológico e metabólico.
Fonte: Decom Itaperuna.