Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem realizando uma série de atividades educativas e informativas em escolas municipais.

Nesta semana a ação aconteceu na Escola Municipal Coronel José Cardoso, com alunos do turno da manhã, quando a equipe de Educação em Saúde realizou palestras na escola, mostrando de maneira prática e simples, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, outras escolas já receberam a equipe de Educação em Saúde, dentre elas, a Escola Municipal Theodomiro de Souza Coelho e a Escola Municipal José Ferreira Sales.

“Nossa equipe também já fez palestras na Escola Vereador Elzo Galvão da França; Santa Paz, no distrito de Raposo; Nossa Senhora das Graças; José de Paula Nogueira; Dr. Auto de Oliveira Pinto; Lincoln Barbosa de Castro; Sítio São Benedito; e em outras escolas mais. Esse trabalho de conscientização junto às crianças e adolescentes, nos ajudam a formar pessoas que vão multiplicar a informação correta, no combate ao mosquito”, completa o coordenador.

Vale lembrar que, basta uma simples vistoria no quintal de 10 minutos por semana, para ajudar no combate ao mosquito. Dessa forma, tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

Fonte: Decom Itaperuna.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here