Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o calendário da Campanha de Vacinação Antirrábica, que acontece no dia 24 de setembro, das 9h às 16h (confira os locais na arte).
A Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) informa que já está sendo montada toda a logística para o dia D de Vacinação Antirrábica em Itaperuna.
Segundo Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, a estratégia para alcançar o maior número de animais vacinados no dia D, conta com uma força-tarefa, formada por agentes de saúde, veterinários e por voluntários. “A vacinação ocorrerá no dia 24 de setembro, das 9h às 16h e contamos com a colaboração da população, levando os seus cães e gatos para vacinar”, reforça o coordenador.
REQUISITOS PARA A VACINAÇÃO
A equipe de Controle de Zoonoses da CVAS lembra que só poderão ser vacinados cães e gatos que estiverem em boas condições de saúde. A idade para a contemplação da vacinação animal é a partir dos três meses de idade, com a seguinte observação: que ainda não tenha tomado a vacina contra a raiva em 2022.
De acordo com Evaldo Manhães, responsável pela distribuição das vacinas, a meta é a imunização de 85% de animais. “A estimativa, é que atualmente haja, aproximadamente 4.000 gatos e 11.000 cães. Pedimos que todos tutores levem seus cães e gatos para serem vacinados, no dia D. É importante saber, que o animal vacinado, diminui os riscos, tanto de contágio; como da disseminação do vírus da raiva. Fazendo isso, eles estão protegendo tanto a sua família, como também a população”, finaliza Evaldo.
IMPORTANTE
Na vacinação, os animais devem ser contidos pelos seus tutores. A contenção do animal é de responsabilidade do proprietário. E, o uso do “cambão” não é mais usual nas vacinações contra a raiva, pois pode machucar o animal. Outra importante orientação é que crianças não devem conduzir os animais, somente adultos. Os técnicos, nos postos de vacinação, não são obrigados a conter os animais no momento da vacinação.
E, não esqueça de levar os animais na coleira, guia ou corrente para que a vacinação aconteça de forma segura e evite que os animais possam fugir. Quando necessário, animais com potencial agressivo, devem estar de focinheiras. Já os gatos devem estar em caixas de transporte. E de preferência, levar uma toalha para a contenção do animal durante a aplicação da vacina.
MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA
O QUE É RAIVA?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.
COMO É TRANSMITIDA?
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Fonte: Decom – Itaperuna.