As equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, juntamente com uma representante da Secretaria Municipal de Saúde, participaram nessa sexta-feira dia 16 de setembro de uma capacitação sobre Atendimento a Migrantes e Refugiados nos Serviços Públicos, promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização das Nações Unidas (ONU) representada pelo Sr. Diogo Félix e equipe, em parceria com o Programa de Atendimento a Refugiados do Brasil (PARES) da Cáritas Brasileira representada pela Dra. Larissa Getirana.

Essa capacitação teve como objetivo apoiar e orientar os gestores públicos e equipes sobre o processo de inclusão laboral e social de pessoas migrantes e refugiadas no município.

O representante jurídico Dr. Elson Fabri pôde se orientar quanto a regularização da documentação das famílias venezuelanas assistidas por nossa Política Pública de Assistência Social, pois muito tem sido as dificuldades encontradas neste processo.

Atualmente, a maioria dos venezuelanos residentes em Italva se encontram em situação de vulnerabilidade social e necessitam dos serviços básicos oferecidos por nossa política, diante disso, ter uma maior facilidade em acessar os equipamentos públicos desta municipalidade tem sido uma preocupação desta gestão.

Na oportunidade, a equipe que visitou nosso Município prestou um atendimento de excelência a todos os migrantes venezuelanos que compareceram no local, oportunizando, a tirada de dúvidas e o conhecimento sobre seus direitos em território brasileiro.

A Secretária Ângela Souza, preocupada com essa temática, tem conversado com as equipes técnicas dos CRAS e CREAS sobre a possibilidade de realização de um evento cujo objetivo será a integração venezuelana no Município de Italva no âmbito da Proteção Social, de forma a possibilitar melhores condições de vida, o que trará importantes benefícios para os mesmos em todas as áreas.

Cabe ressaltar, que a Secretaria Municipal de Saúde foi uma grande parceira fornecendo o espaço físico e apoio para a realização deste importante evento, haja vista que atualmente residem em Italva aproximadamente 30 migrantes venezuelanos em situação de residência temporária e refúgio.

Com informações da PMI.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here