Os dois presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) atingiram um empate técnico na pesquisa nacional de intenções de voto do Instituto Gerp, divulgada nessa quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. O Gerp é um instituto carioca que existe desde 1983 e realiza, além de pesquisas eleitorais, levantamentos estatísticos para grandes empresas como Walmart, Bosch, Carrefour e General Motors.

Levando em consideração apenas os votos válidos (o que exclui brancos, nulos e indecisos), o ex-presidente petista soma 51% das intenções, contra 49% do atual presidente do Brasil. A margem de erro do levantamento é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, o que demonstra que a coisa está bastante indefinida, apesar da forte tendência de subida de Bolsonaro, ao se levar em conta os votos que teve no primeiro turno.

O empate técnico permanece também no cenário estimulado da pesquisa realizada. Lula teria 48% das intenções de voto, Bolsonaro 46%, nulos e brancos 2%, e indecisos seriam 4%.

Recorte da pesquisa GERP, feito pela RedeTV!

Analistas consultados pelo DIÁRIO mencionam como relevante o aumento da rejeição de Lula em outras pesquisas realizadas nos últimos dias, mesmo de acordo com institutos que erraram feio contra Bolsonaro no primeiro turno, como foi o caso de Datafolha e Ipec, que vêm lutando com a dificuldade de detectar o chamado voto conservador nos últimos pleitos eleitorais. O aumento da rejeição ao ex-presidente – que deixou o posto bem-avaliado, sendo sucedido pelo desastroso governo de sua companheira Dilma Roussef – é creditado à campanha negativa contra ele. Embora ambas as campanhas estejam buscando queimar o candidato opositor, as inserções anti-Lula poderiam estar gerando mais efeitos do que as anti-Bolsonaro.

Segundo informou o Instituto Gerp, 2.095 pessoas foram entrevistadas em 144 cidades do Brasil entre os dias 6 e 11 de outubro deste ano. Como manda a legislação, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR- 02322/2022.

Vale notar que o Gerp também fez pesquisas eleitorais antes do primeiro turno das eleições. A última sondagem foi divulgada em 5 de setembro, 25 dias antes da votação. Nessa pesquisa, o instituto carioca mostrava que Bolsonaro tinha 39% das intenções de votos, e Lula tinha 38%. A margem de erro era de 2,18 pontos percentuais. Devido à grande distância temporal entre a realização da pesquisa e data das eleições não é possível avaliar cientificamente eventuais erros ou acertos desta pesquisa no primeiro turno.

Com informações do Diário do Rio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here