Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde através da equipe de Educação em Saúde, Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), segue realizando ações em unidades escolares e de saúde, associações de moradores, além de outros espaços.

Na última semana, técnicos da CVAS realizaram palestras na UBS (Unidade Básica de Saúde) Fiteiro, quando na oportunidade, demonstraram de maneira prática e objetiva, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho da equipe de Educação em Saúde é de extrema importância.

“O trabalho da equipe de Educação em Saúde é de extrema importância e estamos apostando na informação, como aliada no combate ao mosquito. Precisamos que a população entenda que o mosquito é um problema de todos, e se cada um fizer a sua parte, vamos vencer essa guerra. Realizamos diariamente ações de combate nos bairros e distritos, mas, precisamos do apoio dos cidadãos. Bastam 10 minutos por semana, para vistoriar o próprio quintal e eliminar os depósitos com água parada”, reforça o coordenador.

Uma simples vistoria no quintal de 10 minutos por semana, ajuda no combate ao Aedes aegypti. Estas ações podem salvar vidas:

Tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar o problema específico, ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

Fonte: Decom Itaperuna.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here