Um trecho de 1.370 metros da Avenida Atlântica de Guaxindiba será revitalizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). Na última semana, a prefeita Francimara Barbosa Lemos esteve na localidade para assinar a ordem de serviço para a execução das obras, que devem durar cinco meses.

Além da via, a pavimentação com intertravados contempla ciclovia e calçadas. Para promover a acessibilidade, o projeto abrange faixa de pedestres com elevação da pista e piso tátil na calçada.

O investimento estimado é de R$ 1 milhão e 800 mil, através de recursos e mão de obra próprios, o que, conforme informações da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, gera uma economia de 50%. A pasta pontuou que isso permite a execução de mais trabalhos como esse em outras regiões de SFI.

A prefeita Francimara revelou sua alegria e ansiedade em poder “proporcionar uma orla digna para Guaxindiba”, uma “necessidade para o local, mas também uma forma de valorizar moradores e turistas”.

— Com muita satisfação, realizamos mais uma obra no setor de infraestrutura, o que evidencia o crescimento do nosso município. A pavimentação com intertravados tem maior durabilidade e fácil manutenção, se comparado à massa asfáltica, além de facilitar a absorção da água da chuva pelo solo — afirmou. Ela lembrou que, após serem retomadas em parceria com o Governo do Estado, as obras de revitalização da orla de Santa Clara seguem avançando.

Acompanhada de secretários, assessores e vereadores, Francimara explicou que o Estádio Nélson Silva, conhecido como Campo do Fiinho, será reestruturado, como também o playground localizado ao lado.

Ainda sobre o projeto, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, esclareceu que tanto a calçada, quanto a ciclovia vão medir dois metros, com base em projeto adequado às normas técnicas e aos padrões de qualidade. Segundo ele, serão realizadas intervenções para melhorar os acessos à avenida Atlântica. A partir de imagens e vídeos, ele apresentou o projeto à população.

O secretário também abordou a erosão costeira que atinge parte da praia, que, neste primeiro momento, não será contemplada com as obras de pavimentação. Recentemente, a prefeitura recebeu autorização ambiental para atuar no local e iniciou estudos para definir a melhor forma de controle. O apoio financeiro para a execução de ações foi abordado pela prefeita em encontro com o governador Cláudio Castro, em reunião promovida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte Noroeste Fluminense (Cidennf).

Fonte: NF.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here