O deputado federal Murillo Gouvêa (União Brasil), eleito com 49.921 votos, teve suas contas de campanha aprovadas. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ) julgou e declarou aprovada a prestação de contas do candidato a deputado federal eleito no pleito de 2022.
O deputado federal foi diplomado na manhã do dia 16 de dezembro, no Teatro Municipal, no centro do Rio, onde o governador reeleito Cláudio Castro e seu vice, Thiago Pampolha, estiveram reunidos com o senador Romário e os deputados federais e estaduais eleitos.
Murillo iniciou sua carreira política como secretário de Governo e a partir de fevereiro de 2023 assume seu primeiro mandato como deputado.
Prestação de contas
A prestação de contas é um ato obrigatório de campanha. Nela, os partidos políticos que participam do pleito e os seus candidatos, em cumprimento ao que dispõe a Lei nº 9.504/1997, dão conhecimento à Justiça Eleitoral dos valores arrecadados e dos gastos eleitorais efetuados. A medida visa coibir distorções no processo eleitoral, o abuso de poder econômico e desvios de finalidade na utilização dos recursos arrecadados e, ainda, preservar, dentro da legalidade, a igualdade de condições na disputa eleitoral. (Com informações do Tribunal Superior Eleitoral)
Por Gabriel Lopes.