Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem realizando o mapeamento estratégico de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika.

Na última semana, agentes da CVAS recolheram muitos pneus, que serão destinados à reciclagem. Os agentes ainda realizaram ações em locais como cemitérios, oficinas mecânicas, ferros velhos, e outros pontos mais, em bairros e distritos do município.

DICAS DE PREVENÇÃO 

De acordo com informações do site do Ministério da Saúde, em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa, realizando toda a higiene e limpeza necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Para isso, é preciso eliminar os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

É importante lembrar de tampar os tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela, além de manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

CVAS – COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS, localizada no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato.

Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde.

Fonte: Decom.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here