Em Itaperuna, RJ, o “Programa Mãos à Horta” é um enorme sucesso no município e vem contribuindo amplamente com a complementação alimentar de muitas famílias. O Programa foi idealizado com metas audaciosas, pretendendo inclusive, realizar o plantio de 300 mil mudas de hortaliças; e vem realçando a paisagem no município.
O Programa beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
São parceiros da Secretaria Municipal de Agricultura no “Programa Mãos à Horta”, as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).
A horta comunitária principal está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions, e já modificou o cenário do local, afinal, quem passa por lá, já pode conferir de perto os resultados, com verduras e hortaliças de primeira qualidade.
É importante destacar que há outras hortas espalhadas pelo município, incluindo escolas, unidades de saúde, dentre outros locais.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, é um entusiasta do projeto.
“Esse programa enche o meu coração de alegria por deixar a cidade mais verde e colaborar com a alimentação de muitas pessoas. Sem dúvida alguma é um grande sucesso em nossa cidade. Entendo que tudo isso só foi possível, através da união de muitas mãos que compõem esse projeto. Estamos trabalhando para aumentar cada vez mais, o número de hortas comunitárias”, diz o prefeito.
A secretária Municipal de Agricultura Viviane Braga Pereira Rodrigues, a Vivi Dentista, também aposta na união para o bom desenvolvimento do projeto.
“É um programa que retrata muito bem a filosofia de trabalho da atual gestão, tendo a união como grande responsável pelos bons resultados. O Programa Mãos à Horta é fruto do trabalho de vários profissionais de diferentes secretarias e setores e, no que depender da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, vamos continuar trabalhando para beneficiar mais e mais pessoas”, finaliza Vivi Dentista.
Fonte: Decom.