A Câmara Municipal de Italva devolveu para a prefeitura R$ 216 mil reais de seu orçamento de 2022. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara, vereador Joel Enfermeiro.
Conforme Joel, a devolução dos recursos foi possível graças a economia obtida nos gastos administrativos da Casa Legislativa, mesmo com importantes investimentos ao longo do ano e o suporte no atendimento à população. O valor repassado pela Câmara é de livre utilização pelo Governo Municipal.
Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Poder Executivo faz. Quando o valor não é gasto, por lei, as Câmaras são obrigadas a devolver o montante. No entanto, cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor, caso julgue necessário. Cabe então à Presidência de cada Câmara definir quanto será gasto pela instituição. Nessa devolução, por exemplo, a atual presidência optou por poupar gastos na Câmara e devolver dinheiro à prefeitura para que a população seja beneficiada.
O presidente Joel Enfermeiro destacou que a quantia é o resultado do empenho e compromisso com princípios da economicidade. “Realizamos uma gestão transparente e comprometida com a economia de forma que pudemos devolver essa grande quantia de dinheiro que poderá ser investida pelo município em áreas como saúde, educação, assistência social, infraestrutura e em todas as outras áreas que necessitem de investimentos”, disse.
Joel ainda destacou que o entendimento dos demais vereadores em manter uma saúde financeira positiva na Casa também contribuiu com o resultado. “Agradeço aos vereadores que souberam ser parceiros e entenderam a importância em usar o recurso público com mais responsabilidade”, finalizou.
A quantia economizada pela Câmara de vereadores e devolvida para prefeitura foi a maior na história de Italva.
Com informações do Italva em Foco.