Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando importantes ações e trabalhos, com uma série de programas e projetos de destaques no interior do Estado do Rio de Janeiro.
Além do ‘Consultório na Rua’; ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’; ‘Equipe de Saúde Itinerante’; descentralização de marcação de exames, permitindo à população acessar esses serviços através das UBS (Unidade Básica de Saúde); entre outros; o ‘Programa Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa’ também vem se destacando no município.
O programa realiza o acompanhamento dos idosos do município e a avaliação se inicia com a aplicação da caderneta do idoso. No momento da aplicação da caderneta, os profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF), médicos e enfermeiros, juntamente com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com psicólogo, nutricionista, fisioterapeura, assistente social e farmacêutico avaliam o idoso integralmente.
Os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) ao identificar que a pessoa idosa perde suas funcionalidades sociais, atreladas ao mercado de trabalho, falta de convívio social, abandono e demais situações procuram as unidades de saúde, objetivando proporcionar o melhor atendimento possível, para além do cuidado com a saúde.
Com o aumento da demanda de atendimentos com a população de pessoas com mais de 60 anos e a necessidade de cadastrar e acompanhar esses idosos nas ESF, foi implementado no município uma Política de Saúde da Pessoa Idosa, buscando as diretrizes para o cuidado dessa parcela da população no SUS, proporcionando um modelo de atenção integral que contribua na organização do cuidado.
Além de aplicar a caderneta do idoso em todos os usuários acima de 60 anos, com a equipe multidisciplinar (médico, enfermeira, dentista, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico e psicólogo) e realizar a avaliação multidimensional do idoso, promovendo a saúde e prevenindo as doenças.
As equipes visam ainda, estimular a memória dos idosos, fortalecer o vínculo com a família, estimular hábitos alimentares saudáveis, estimular exercícios físicos, orientar na adaptação de móveis em suas residências, fortalecimento do vínculo com a Unidade de Saúde da Família, proporcionar qualidade de vida e preservação da saúde, promover a equidade e universalidade do cuidado aos idosos, visando atender todas as suas demandas, além de encaminhamento para toda a Rede de Serviços (CRAS, CREAS e Conselho do Idoso), os idosos que estiverem em situação de vulnerabilidade.
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO – FEVEREIRO 2023
☑️ 02/02- São Mateus
☑️ 09/02- Carulas
☑️ 16/02 – Cehab
☑️ 23/02 – Aeroporto
Fonte: Decom