Você já ouviu falar em TFD – Tratamento Fora do Domicílio?! Se sim, sabe da importância do atendimento realizado; se não sabe do que se trata, por gentileza, fazemos um convite para que leia este texto e veja o quão importante é.

O TFD atende usuários que carecem de tratamento na rede estadual, institutos e hospitais federais, que compõem o SUS, cuja distância de deslocamento ultrapasse a 55km (daí o nome da portaria n° 55 do MS), e que necessitem da viabilização do transporte sanitário municipal, regido pelos princípios do SUS de integralidade, equidade, universalidade e descentralização.

Além de ofertar uma escuta especializada, atendimento humanizado, respeitando as diferenças de cada usuário, e suas demandas apresentadas; os mesmos são orientados e encaminhados para os distintos setores da Secretaria Municipal de Saúde, além de diversas políticas intersetoriais.

A equipe de trabalho viabiliza o direito ao acesso ao transporte sanitário, analisando as demandas individuais de cada usuário. Atualmente há uma extensão da regulação municipal, a fim de viabilizar o acesso de forma mais ágil às demandas cirúrgicas nas patologias, que demandem atendimento cirúrgico, atendimento especializado em distintas áreas biomédicas e para a reabilitação. Só no mês de janeiro do corrente ano foram realizados 365 atendimentos.

É importante lembrar que, em consonância com o crescimento das questões sociais, no ano de 2000 foi implantado o TFD de acordo com a portaria do MS n° 55/99, que dispõe sobre a organização, critérios de inclusão, financiamento do atendimento aos usuários que demandem atendimento especializado e multiprofissional, reabilitação, atendimento cirúrgico e a patologias raras, que não são ofertadas na rede municipal e nem na rede contratualizada.

Atualmente o atendimento é realizado por quatro profissionais do Serviço Social, durante cinco dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O setor está localizado na Rua Galdino Lessa, 78, Centro, Itaperuna/RJ (Casa Laranja).

Fonte: Decom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here