Desde o último domingo (26), diversos provedores de internet do Estado do Rio de Janeiro vem sofrendo ataques de negação de serviço (DDoS). Em Itaperuna, por exemplo, vários usuários vêm relatando lentidão e até mesmo interrupções temporárias da internet.
Isso está ocorrendo devido a esses ataques cibernéticos, cujo objetivo é sobrecarregar ou até mesmo derrubar o servidor. Essa é uma estratégia anticompetitiva que o mercado vem utilizando para derrubar concorrentes, causando prejuízos.
Segundo os provedores de internet, todos os ataques serão reportados às autoridades policiais. Ataque DDoS é crime previsto em lei (Lei nº 12.737 de 2012), com pena de detenção de um a três anos e multa. “Interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública”.
“Este problema está ocorrendo em diversos provedores de internet, não somos o único, infelizmente é um caso que não temos controle da situação e faremos de tudo o que for possível para que nossos clientes tenham o menor impacto possível. Nosso suporte está 100% de prontidão e tentando resolver caso a caso, mas de toda forma, não é possível localizar a origem, e nem sempre conseguimos conter 100% dos casos”, diz a nota.
Fonte: Clique Noroeste