Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde através do Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional realizou na última segunda-feira, 06, uma oficina sobre o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), para técnicos de enfermagem das (UBS) Unidade Básica de Saúde.

O SISVAN é um sistema de informação que visa descrever e predizer de maneira contínua, tendências das condições de nutrição e alimentação de uma população, e seus fatores determinantes, com fins ao planejamento e avaliação dos efeitos de políticas, programas e intervenções.

De acordo com o Ministério da Saúde, o SISVAN é uma ferramenta para o monitoramento da situação alimentar e nutricional da população atendida nos serviços de Atenção Básica no Brasil. E, apresenta como instrumentos de coleta de dados, o Formulário de Cadastro e Acompanhamento Nutricional, o Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar e o Mapa Diário de Acompanhamento.

Com o objetivo de efetivar a integração entre sistemas do Ministério da Saúde, que permitem o registro de dados antropométricos e de consumo alimentar (e-SUS AB e SISVAN), o SISVAN passou a utilizar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) para identificar os usuários e a implementação de algumas modificações.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; o vice-prefeito Emanuel Medeiros, Nel; e o secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys estão empenhados em consolidar os dados referentes às ações de Vigilância Alimentar e Nutricional, para que os profissionais das unidades de saúde tenham subsídios para realizar um bom trabalho.

Fonte: Decom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here