A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue reforçando suas ações em escolas da Rede Municipal de Ensino, com a equipe de Educação em Saúde.
Entre as ações da equipe, palestras sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Nos últimos dias foram realizadas ações na Escola Municipal Córrego da Chica, com turmas do turno da tarde. O grupo também visitou a Escola Etelvina Alves da Silva, no distrito de Aré; além da Escola Municipal Comendador Venâncio Garcia.
De acordo com Adriano Azevedo, coordenador da CVAS, o trabalho da equipe de Educação em Saúde é muito importante e ajuda na multiplicação da informação. “A equipe de Educação em Saúde realiza esse importante trabalho nas escolas, além das associações de moradores, ações na Feira Livre e em outros espaços. Esse tipo de ação ajuda a multiplicar a informação, principalmente nas escolas, quando as crianças e adolescentes recebem a informação e transmitem aos pais ou responsáveis, além de amigos e vizinhos”, explica o coordenador.
FAÇA A SUA PARTE!
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Sendo assim, seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.
Fonte: Decom