A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde leva muito a sério, as questões referentes ao “autismo”.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; o vice-prefeito Emanuel Medeiros, Nel; assim como o secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys vem demonstrando compromisso com este importante assunto, o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida dos pacientes.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que escolheu o 02 de abril para esta data, que tem o objetivo de ajudar na compreensão e conscientização sobre o TEA, além de promover a inclusão.
E durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo uma série de ações durante o “Abril Azul”, campanha que pretende conscientizar a população, sobre a inclusão de pessoas com o TEA.
Também é de suma importância destacar o compromisso da Prefeitura de Itaperuna, que através da Secretaria de Saúde oferece atendimento e acompanhamento especializado, via Centro de Atendimento aos Autistas da Secretaria de Saúde de Itaperuna (CAASSITA) e do ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’.
O CAASSITA já é uma realidade e está situado na Avenida Luiz Monteiro de Barros, 680, Cidade Nova. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h.
Dentre os serviços oferecidos, triagem (entrevista com responsáveis, avaliação, estudo de caso, entrevista devolutiva); atendimento individual; atendimento em grupo; atendimentos técnicos (Neuropediatria, Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia); Fisioterapia; Musicista; Educação Física; Psicomotricidade; Psicopedagogia Clínica); orientação familiar; visita domiciliar; grupo de estudos; oficinas de currículo funcional, artesanato, estimulação sensorial, dentre outros serviços.
O CAASSITA tem como público alvo, crianças a partir de 1 ano e 6 meses, até a idade adulta.
Já no ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’, as atividades envolvem terapia, fonoaudiologia e psicologia, utilizando o cavalo que promove um movimento tridimensional continuando com a linguagem expressiva e oral, motricidade orofacial, equilíbrio corporal e vestibular, marcha, dentre outros benefícios.
A Equoterapia é um método terapêutico, utilizando o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, trabalhando as áreas de saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Dentre os benefícios desta prática, observa-se que com o cavalo em movimento, o praticante (termo designado à pessoa em atividade equoterápica), começa a perceber em seus músculos, os mesmos estímulos que usaria para andar.
A equipe do ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’ pode ser contatada pelo WhatsApp (22) 99203-5405, para atendimento e outras informações. O Programa é realizado no Sítio Experimental Vicente Sinval (Mata do Vicente), localizado a 1 km, após o CIEP do São Matheus.
UNIDADE AMBULATORIAL PEDIÁTRICA MARIZA MOZER (UAP)
A Secretaria Municipal de Saúde ainda desenvolve um trabalho de suma importância na UAP, que é capaz de resolver e prevenir a maioria das doenças habituais, observadas em crianças.
Além disso, o trabalho desenvolvido pela equipe da UAP permite um enfoque global sobre o paciente, contemplando o acompanhamento do desenvolvimento da criança, buscando compreender o contexto de vida e ambiente familiar, no qual a criança esteja inserida.
A UAP está situada na Rua 10 de Maio, número 647, na região central do município (em frente ao Centro Clínico).
Fonte: Decom