Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde por intermédio da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), realizou importante ação no distrito de Boa Ventura. A equipe ainda contou com o apoio da Coordenação de Atenção Primária.

Além do trabalho de Educação em Saúde, o distrito recebeu uma força tarefa que vem intensificando os trabalhos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Ainda foram realizados outros trabalhos naquela localidade.

A força tarefa da CVAS, composta por agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, iniciou mais um ciclo de atividades e ações de campo para desinsetização e desratização no distrito. Os profissionais realizaram vistorias nas residências, com intuito de promover a eliminação de focos e possíveis locais que possam servir de abrigo de pragas ou depósitos de água parada.

Segundo Adriano Azevedo, essas ações visam a manutenção do controle de pragas no distrito, tais como mosquitos, aranhas, baratas, cupins, ratos ou outros animais peçonhentos e venenosos.

“O objetivo principal é cortar a transmissibilidade do vírus da dengue e outras arboviroses. Porém, como foi notada a presença de outras pragas urbanas, que também podem ser transmissoras de doenças, a medida mais viável foi a realização de um mutirão de ações e dessa forma, minimizar o impacto das doenças na população”, comenta Adriano.

SALA DE ESPERA COM MENSAGENS EDUCATIVAS NA UBS

Além das ações de campo, houve um encontro com a clientela que aguardava atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde).

Na oportunidade, a enfermeira responsável pela unidade Marcia Deplan, passou mensagens educativas explicando aos ouvintes que essas ações precisam do empenho de todos os moradores, nesta luta contra o Aedes aegypti e demais pragas. A simples verificação dos quintais e residências, durante 10 minutos por semana; e dessa forma os proprietários mantendo suas propriedades limpas; isso pode salvar vidas!

SECRETÁRIO DE SAÚDE PRIORIZA OS TRABALHOS CONTRAS AS ZOONOSES

O secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys explicou que as atividades dos agentes, durante a força tarefa foi para bloqueio, eliminação e prevenção de focos de mosquitos e roedores.

“O direcionamento principal foi o corte da transmissibilidade das zoonoses e das arboviroses, principalmente a dengue, zika e chikungunya, nas localidades mais vulneráveis. Porém, a CVAS está trabalhando dia a dia com seus agentes, com força total nos bairros.  Para que essas medidas tenham êxito é necessário que cada morador faça a sua parte, evitando o acúmulo de lixo, além de guardar materiais inservíveis que possam se transformar em depósitos de água parada ou abrigos. Não jogue lixo em terrenos baldios ou em locais inadequados e mantenha sempre sua casa limpa”, reforça o secretário.

FALE COM A CVAS

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Fonte: Decom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here