A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Nesta semana, a equipe de agentes de combate às endemias, que realizam as visitas domiciliares no Bairro Carulas, encontraram grande quantidade de pneus usados, que foram descartados de forma indevida, em terreno localizado na Rua Antônio Carlos da Silva.
O supervisor da área Luiz Claudio Caralampi disse que a atividade principal dos agentes é a visitação domiciliar, onde atuam informando com mensagens educativas, inspeções nas residências em busca de possíveis criadouros das larvas do Aedes aegypti, para então eliminá-los ou tratá-los com larvicidas, conforme a necessidade. “No entanto, algumas pessoas praticam esse ato de irresponsabilidade, jogando grandes depósitos de acúmulo de água nos terrenos baldios, prejudicando todo o nosso trabalho”, lamenta.
PNEUS SÃO RECIPIENTES PREFERIDOS DO MOSQUITO
Adriano Azevedo, coordenador da CVAS, fez um importante alerta à população e ratificou que os pneus são os depósitos preferidos pela fêmea do mosquito. “Os pneus são reservatórios potencialmente perigosos, verdadeiros vilões para a atividade de campo dos agentes. Por serem escuros, formarem grandes poças dentro da sua carcaça, se tornam ambientes favoráveis para a procriação de larvas até a fase de adulto, e o pior, são difíceis de se eliminar”, diz o coordenador.
Os agentes utilizaram UBV leve, máquinas costais com larvicidas ou inseticidas.
PREFEITO E VICE ALINHADOS COM AS ESTRATÉGIAS DA SECRETARIA
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; e o vice-prefeito Emanuel Medeiros, o Nel; estão alinhados com as estratégias de trabalho, desenvolvidas pelo secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys e equipe.
“Estamos promovendo as atividades de campo, com os agentes de endemias por todo o município, em especial nos distritos. É imprescindível que a população se mobilize e pratique a linha do cuidado em sua casa. Manter a vigília e a prevenção diária contra os criadouros do mosquito. Quando os agentes solicitarem a entrada nas residências, os recebam. Também ouçam e cumpram as orientações dos nossos agentes”, complementa o secretário.
AÇÕES QUE SALVAM VIDAS
É importante frisar que, basta uma simples vistoria no quintal de 10 minutos por semana, para ajudar no combate ao mosquito.
- Tampe as caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha as lixeiras tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais;
- Dentre outras ações.
FALE COM A CVAS
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
Fonte: Decom