Policiais da 3ª Unidade de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Desengano retiraram nesta quarta (26/04) um bloqueio que direcionava os peixes para uma armadilha usada na pesca predatória. Durante revista ao longo do Rio Muriaé no Cachoeiro do Caboclo, área rural de Italva, os policiais encontraram um cerco de aproximadamente 60 metros convergindo para um paritá de ferro de 02 metros utilizados na captura predatória de peixes. Dois peixes do tipo cascudo foram encontrados dentro da armadilha e foram imediatamente devolvidos à água.
Os policiais fizeram o desmanche do cerco e a retirada do paritá, sendo apreendidos ainda, em um acampamento feito sobre as pedras, uma tarrafa e duas aras com molinete. O caso foi registrado na 148ª Delegacia de Polícia de Italva.
Moradores da região podem fazer denúncias de crimes ambientais ao Programa Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente, através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ, página no facebook e site.
Fonte: Italva em Foco