Uma cena de desespero e emoção tomou conta das ruas do bairro Santa Rosa, na região de Guarus, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na manhã deste domingo (30), quando uma mãe pediu ajuda para salvar a vida da filha, que se engasgou com o leite materno.
“Um desespero, eu não sabia como fazer os primeiros socorros. O choro da minha filha não tava saindo e ela tava ficando vermelha, toda mole no meu colo”, disse a mãe.
A menina, de apenas 20 dias, foi levada às pressas para o Hospital Geral de Guarus, onde foi salva graças à ação rápida de dois policiais: Alex Araújo, dirigindo a viatura e Washington Araújo, correndo com a criança no colo. Apesar dos sobrenomes iguais, eles não têm parentesco. Alex é natural de Vila Velha (ES) e Washington é de Campos.
O resgate foi registrado pela câmera no uniforme do policial, que seguiu em uma viatura policial junto com a mãe e a criança. Antes da polícia chegar, a mãe já tinha solicitado um carro por aplicativo, mas deixou o carro e seguiu na viatura.
O vídeo mostra quando os policiais chegam no hospital, com a sirene ligada, e o policial do banco do carona desce do veículo, pega a criança no banco traseiro e entra correndo no hospital.
A imagem registrou o militar correndo pelos corredores do hospital. Do momento em que ele pega a criança do colo da mãe até entregar o bebê para a equipe médica leva cerca de 1 minuto e 10 segundos.
Os profissionais de saúde fazem os procedimentos necessários e a criança começa a chorar. O policial continuou na sala e aplaudiu os médicos quando a criança foi salva.
O policial disse que nunca havia passado por uma situação como essa antes, mas que ficou muito satisfeito por ter conseguido ajudar a salvar a vida da criança.
“Esse é o meu dever. A gente tá na rua [pra isso]. Eu também tenho filho. Poderia ser um familiar meu. Foi emocionante. Eu tô muito satisfeito e fiquei com muito medo da criança morrer ali na viatura porque eu ia carregar esse peso o resto da vida. A gente socorreu e no final deu tudo certo, graças a Deus”, disse o policial.
No Estado do Rio de Janeiro, os policiais militares começaram a usar câmeras nos uniformes em maio de 2022. Em Campos, o uso começou no dia 27 de junho de 2022. Na época, eram 287 câmeras em circulação.
Fonte: G1