Foi realizada uma mesa de conversa a respeito do Dia Mundial de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa. O bate papo teve o objetivo de debater ideias e propostas para a prevenção aos casos de violência contra idosos no município. A reunião também serviu para analisar o trabalho conjunto realizado pelas redes de apoio, especialmente o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que está realizando um minucioso trabalho de atenção e apoio às vítimas de violência, bem como ações de prevenção a estes crimes.

O dia 15 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa pela ONU e a OMS. Desde então, a data é lembrada para sensibilizar a sociedade no sentido de criar uma consciência mundial de existência desse tipo de violência.

No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso asseguram os direitos dessa população. De acordo com a Lei, é dever de todos garantir a integridade física e psicológica da pessoa idosa. A sociedade possui a obrigação de agir e zelar para que as pessoas idosas passem por esta fase de forma saudável, tranquila e com dignidade.

Existem canais de denúncia, onde qualquer pessoa pode denunciar um caso de violência contra o idoso, seja ela física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual, abuso financeiro, discriminação ou negligência. Para denunciar ligue para o Disque 100, 190 – Polícia Militar ou procure o CREAS de Cardoso Moreira.

Fonte: Decom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here