Em uma reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (19), o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, anunciou a revogação do Decreto 7079/2023, que previa cortes nas horas extras, no pagamento de gratificações técnico-científicas, serviços extras e outros benefícios garantidos pelo estatuto dos servidores municipais.
A decisão de revogar o decreto foi tomada após intensos debates que ocorreram durante duas semanas consecutivas na Câmara Municipal, com a participação ativa dos vereadores, servidores públicos e representantes do sindicato da categoria.
A mobilização desses cidadãos foi fundamental para reverter as medidas restritivas propostas pela administração municipal. As discussões no plenário da Câmara contaram com a presença expressiva de servidores, que expuseram suas preocupações e reivindicações em relação aos cortes propostos.
O decreto também contemplava o contingenciamento de 20% dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários, subsecretários e servidores comissionados que recebem remuneração superior a R$3.000,00, pelo período de 120 dias.
O prefeito, sensibilizado pelas manifestações e argumentações apresentadas, decidiu acatar as demandas da categoria e revogar as medidas de contingenciamento. Essa decisão demonstra a importância do diálogo e da participação ativa dos envolvidos na construção de soluções que atendam aos interesses dos servidores e garantam a continuidade dos serviços essenciais à população.
Por Gabriel Clalp