Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação segue realizando importante trabalho no município.

A Secretaria de Assistência Social formou a 3ª turma da Oficina Básica e a 1ª turma da Oficina Intermediária de Libras. Através da Central de Libras, a formatura das oficinas aconteceu recentemente, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

As aulas de Libras têm como objetivo apresentar a Comunidade Surda e a Língua Brasileira de Sinais, para que a população se sensibilize com a necessidade de uma maior inclusão e acessibilidade.

Participaram da solenidade a secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação Adriana Levone; o coordenador da Central de Libras, Robson Luiz do Nascimento; além de representantes do poder legislativo municipal.

Além da importância do intérprete de Libras, é fundamental que o cidadão surdo se sinta verdadeiramente integrado à sociedade. Essa é uma das missões da Central de Libras.

CENTRAL DE LIBRAS
A Central de Libras é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. É voltada para criação de políticas públicas, além de suporte aos surdos da cidade. Dentre os objetivos do espaço, promover acessibilidade no âmbito municipal aos cidadãos surdos, que necessitam de apoio linguístico para acessar os espaços públicos e os serviços oferecidos pelo município.

O solicitante ou seu representante precisa ir até a Central, agendar a presença do intérprete no local do serviço necessário para tradução. Estão disponíveis serviços para consultas médicas, Detran, agências bancárias e todas demandas que forem necessárias para o avanço da inclusão.

A Central de Libras funciona na sede da Prefeitura de Itaperuna, localizada na Rua Isabel Vieira Martins, 131, Bairro Cidade Nova.

Fonte: Decom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here