Na última quarta-feira (28), os participantes do “Projeto Saúde com Agente” foram ao Centro Poliesportivo, a fim de registrarem através da fotografia, um importante momento. Os alunos cumpriram com as 26 etapas do programa, envolvendo fóruns, avaliações das disciplinas estudadas, entre outras questões.

O “Projeto Saúde com Agente” é uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com Ministério da Saúde e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), para oferecer curso técnico em “Agente Comunitário de Saúde”, para os agentes comunitários de saúde (ACS); e curso técnico em “Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias”, para os agentes de combate às endemias (ACE).

Segundo informações do site do Ministério da Saúde, a iniciativa visa melhorar os indicadores de Saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar as pessoas, que necessitam de atendimento. Além de atividades presenciais, os participantes do projeto utilizaram a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) no decorrer dos cursos.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes em todo o Brasil.

Em Itaperuna, vale destacar o importante trabalho desempenhado pelas preceptoras do curso, Denyse Maria Tostes, Aline Moreira, Erika Pinho, Marcilene Siliprande e Lorrayne Freitas; e do preceptor Evaldo Manhães.

Fonte: Decom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here