Pela primeira vez, em 11 anos de criação, cafés de Varre-Sai estão entre os 150 melhores do Brasil, de acordo com o resultado do Coffee of the Year 2023. Foram classificados dois lotes do Café Especial Sítio Vai e Volta, na categoria arábica, dos irmãos Fidélis José de Oliveira Rodolphi e Fabiano Antônio de Oliveira Rodolphi.

O prêmio é voltado para produtores de todas as regiões do país, buscando reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso é realizado em duas fases: a primeira, quando as amostras de produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute) e a segunda, quando as melhores amostras são provadas por compradores e participaram da Semana Internacional do Café (de 8 a 10 de novembro), em Belo Horizonte (MG).

            As 15 melhores amostras classificadas concorrem à final (10 amostras de arábica, 5 de canéfora) e serão degustadas pelo público. O resultado e a premiação dos cafés mais pontuados e votados acontecerá durante a Semana Internacional do Café.

“Ficamos felizes com a classificação. Estar nesse ranking já é um prêmio importante! É o resultado de um trabalho constante que desenvolvemos no Sítio. Desde 2015, quando entramos no mundo dos Cafés Especiais, a gente vem sempre subindo mais um degrau nos concursos de cafés especiais que participamos, superando sempre o resultado do ano anterior”, afirmou Fidélis.

 Fabiano lembrou a importância da classificação para a cafeicultura do município.

“O Fidélis disse tudo! Com esse resultado, estamos trazendo para Varre-Sai e para o Alto Noroeste do Estado do Rio de Janeiro uma posição de visibilidade. E pela primeira vez, um café da nossa região se classifica pro COY e estamos entre os melhores do Brasil. Com certeza, é uma porta que se abre para a cafeicultura de Varre-Sai”, concluiu o cafeicultor.

O secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, José Maria de Freitas Pellegrini, destacou a contribuição da família na produção de cafés especiais.

“Parabenizo os cafeicultores Fidélis e Fabiano, pela classificação histórica para Varre-Sai. É o reconhecimento da dedicação e do belo trabalho, em busca de um café com cada vez mais qualidade, o que muito orgulha o município”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here