Somar esforços para sanar as pendências e contribuir com a saúde pública do município e da Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro é o objetivo de uma carta de intenção assinada nesta quarta-feira (1), pelo prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão); o deputado federal Murillo Gouvêa; e a direção do Hospital São José do Avaí (HSJA).
A iniciativa foi do parlamentar, tendo Eugênio Carlos de Almeida Tinoco, presidente da Conferência São José do Avaí, representado o hospital. Na carta, os três afirmam compreender as dificuldades que a comunidade enfrenta em relação aos serviços de saúde.
“O aumento da demanda, recursos limitados e desafios contínuos nos levaram a buscar maneiras inovadoras de atender às necessidades de nossa população”, diz um dos trechos realçando: “A alocação de recursos federais para a saúde pública é uma oportunidade única para efetuar mudanças significativas que melhorarão a vida de todos nós”.
As três frentes de trabalho reforçam compromisso com o hospital, visando somar esforços por uma saúde de mais qualidade. Várias propostas estão definidas; entre elas ampliação do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos munícipes itaperunenses e de cidades vizinhas do Noroeste Fluminense; e acesso mais rápido aos serviços de saúde.
Também é pontuada a redução das filas de espera e melhoramentos ao acesso dos serviços de saúde; além de revitalização e ampliação dos serviços do HSJA através de emendas parlamentares do deputado Murillo Gouvêa e de seus pares; aprimoramento das instalações do hospital, utilizando os recursos disponíveis para melhorar ainda mais as instalações e equipamentos da unidade, garantindo que os cuidados de saúde sejam prestados em um ambiente moderno e seguro.
MEDIDAS DEFINIDAS – Está acordado que, objetivando o sucesso da parceria, algumas medidas serão tomadas, como por exemplo, o deputado federal se compromete em se esforçar para conseguir emendas parlamentares direcionadas ao município de Itaperuna, para investimento no HSJA e ampliar ainda mais o teto MAC (valor repassado pela União para custear ações e serviços de saúde na média e na alta complexidade nos estados e municípios) da região.
Já o município assume compromisso de se esforçar para manter em dia todos os repasses futuros; a investir recursos no melhoramento e ampliação dos atendimentos pelo SUS junto ao HSJA, quando possível e a repactuar eventuais dívidas junto ao hospital.
Quanto ao Hospital São José do Avaí, cabe “se empenhar na melhoria das suas instalações e equipamentos; investir ainda mais em treinamentos para os seus profissionais de saúde e no aprimoramento de equipamentos e instalações, melhorando ainda mais os seus atendimentos à população”.