Em um passado recente, mencionávamos o potencial turístico de Varre-Sai; hoje, afirmamos com convicção que a cidade é uma potência nesse setor. Localizado nas divisas municipais, integramos o prestigioso “Circuito das Águas”, composto por 13 municípios na região “Águas do Noroeste”. Adicionalmente, servimos como rota essencial para o Parque Nacional do Caparaó, situado a 75 km da rota do Caparaó Capixaba e a 85 km do Caparaó Mineiro.
A localização estratégica de Varre-Sai oferece a serenidade de uma cidade do interior, encaixada entre montanhas e reconhecida pelo seu relevo e clima tropical de altitude, com temperaturas amenas no inverno e verão. Como um município rural típico, com clima de montanha, a região atrai turistas em busca de experiências autênticas na natureza durante suas viagens.
O turismo rural, ao valorizar a cultura e os costumes locais, destaca-se ainda mais com eventos culturais e religiosos que colocam o nome da cidade em destaque na região. Varre-Sai não apenas possui um vasto potencial para o turismo de negócios, mas também se destaca no turismo de aventura.
Contamos com uma variedade de opções, desde pousadas rurais com chalés, restaurantes, bares, pesque e pague, até adegas, cervejarias, vinícolas, alambiques, destilarias, cavalgadas, rampas para voo, entre outros atrativos. O município abriga cachoeiras e matas propícias para a prática de esportes. As fazendas centenárias do ciclo do café preservam sua imponência, permitindo visitas guiadas desde a semente até a xícara.
Varre-Sai se destaca no cicloturismo, oferecendo passeios pelas lavouras de café que atraem ciclistas em busca de aventura. Eventos como Encontro de Carros Antigos, Encontro de Trilheiros, Cavalgadas e outros preenchem um extenso calendário.
A cidade conta com pontos elevados, como o Morro do Calvário no centro, proporcionando uma vista panorâmica de Varre-Sai. Nas RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), o município ostenta o título de possuir o maior número no estado do Rio.
O trabalho consistente das políticas públicas tem gerado resultados positivos, com incentivos, palestras, workshops e feiras de negócios. Varre-Sai está no caminho certo, contando com empreendimentos do ramo de hospedaria, alimentação, atrativos e produtores rurais que se unem para promover a experiência do turismo rural.
O conselho de turismo ativo debate políticas públicas com os governantes, disponibilizando material informativo. Embora ainda haja passos a serem dados, a virada de chave já ocorreu, e agora temos rotas turísticas prontas, proporcionando experiências rurais incríveis.
Nosso objetivo é preservar nossa história, valorizar a cultura local e impulsionar a economia por meio do turismo. Convidamos você a desfrutar dos aromas do turismo cafeeiro e a vivenciar experiências únicas, unindo passeios, aventuras, negócios e conhecimento.
*Fátima Pimentel é Professora, Pós-graduada na área de Letras. Esteve Secretária de Educação e Cultura e hoje está Secretária Municipal de Turismo de Varre-Sai e empresária
Fonte: Tribuna da Imprensa