Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o ano de 2024 abordando importantes temas sobre campanhas de conscientização, como por exemplo, o ‘Janeiro Branco’.
E, entre os objetivos, chamar a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental e emocional, buscando reduzir o estigma associado aos transtornos mentais. O mês de janeiro foi escolhido para a campanha porque representa o início do ano, período em que as pessoas geralmente fazem planos e estabelecem metas.
A proposta é incentivar a reflexão sobre as emoções, os relacionamentos e a busca por uma vida mais equilibrada. Durante o ‘Janeiro Branco’ estão sendo realizadas diversas atividades, como palestras e ações para fomentar o debate sobre a saúde mental.
Na última quinta-feira, 25, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) realizou uma caminhada com os usuários e familiares, objetivando chamar a atenção da população quanto aos cuidados com a saúde mental e emocional. Após a caminhada foram realizadas palestras no dispositivo.
Hoje, o CAPSi atende cerca de 175 crianças e adolescentes que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo médico, psicólogo, assistente social, educador físico e enfermeiro. Os assistidos ainda contam com apoio da Oficina Terapêutica, com atividades artesanais. A equipe trabalha visando promover a saúde mental de crianças e adolescentes e ajudá-los, tornando-os resilientes, para que consigam conduzir as adversidades e situações de conflito.
CAPSi
O CAPSi está localizado na Rua Júlio César, 59, Centro. Oferece serviços especializados no atendimento de crianças e adolescentes, que apresentam problemas psicológicos, emocionais ou comportamentais, oferecendo assistência multiprofissional.
Oferece um espaço de acolhimento, tratamento e acompanhamento para esse público, que enfrenta dificuldades emocionais e psicológicas, proporcionando um ambiente terapêutico que estimule o desenvolvimento saudável e promova o bem-estar.
Vale reforçar que o CAPSi atua na identificação precoce de problemas de saúde mental, permitindo intervenções que podem prevenir o agravamento desses quadros e contribuir para um desenvolvimento saudável. Proporciona ainda um espaço adaptado às necessidades dessa faixa etária, para que os jovens se sintam confortáveis e seguros para expressar seus sentimentos e enfrentar suas dificuldades.
O espaço contribui para a inclusão social, ajudando-os a lidar com as dificuldades e fortalecendo as habilidades sociais, educacionais e emocionais para uma participação plena na sociedade. Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
DECOM – Itaperuna