A Caixa Econômica Federal liberou na última segunda-feira (4) o saque do FGTS para os moradores atingidos pelo vendaval em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, no dia 26 de dezembro de 2023. A informação foi divulgada pela Secretaria de Defesa Civil do município.
O benefício de calamidade pública é apenas para os moradores que tiveram danos nos imóveis, causados pelo vendaval, confirmados pela Defesa Civil e informados nos Centro de Referência da Assistência Social – Cras.
Por exigência da agência bancária, o período para realizar o saque vai até o dia 28 de março, sem possibilidade de prorrogação do prazo. O valor para saque é de até R$6.220,00 (seis mil e duzentos e vinte reais).
O morador deve solicitar o saque do FGTS por motivo de calamidade pública, decretada pelo município, exclusivamente pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal. Não é necessário comparecer à sede da Defesa Civil ou agência bancária.
Os documentos necessários para a solicitação são: documento de identidade pessoal, comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento, entre outros), emitido entre 29/08/2023 a 26/12/2023. Não poderá haver divergências entre o comprovante apresentado e o relatório emitido pela Prefeitura.
Caso o comprovante de residência não esteja no nome do solicitante ou este não possuir saldo na conta do FGTS, qualquer pessoa que resida na mesma casa e tenha saldo na conta do FGTS deve se dirigir à sede da Defesa Civil do município para obter uma declaração confirmando a residência no endereço informado.
“Nosso trabalho é atender a todos os moradores que foram atingidos e, com certeza, esse benefício vai ajudar muito na recuperação das casas danificadas e outros prejuízos”, disse Aloisio Luz, Secretário Municipal de Defesa Civil de Itaperuna.
A Caixa Econômica Federal disponibiliza um link do passo a passo de como realizar o saque.
G1