Ponte ainda não foi concluída / Sheila Leal - Defesa Civil

Após 40 anos de espera, a Ponte da Integração, que ligará os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, será entregue à população. Pelo menos é o que diz o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiros (DER-RJ), que confirmou nesta segunda-feira (27), à precisão de conclusão até o final do mês em junho. De acordo com o órgão, os 34 vãos da estrutura já foram concluídos. Neste momento, as obras se concentram nos acessos à ponte.

No início de março, o DER-RJ informou que o prazo para entrega da ponte, que seria naquele mês, foi alterado para junho deste ano. A construção da ponte foi inicialmente orçada em R$ 105,7 milhões, Já a obra dos acessos teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro de 2023. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, com prazo de um ano.

Nas obras de acesso de São João da Barra, foi realizado serviço de drenagem. A pista já foi asfaltada e o meio-fio também foi finalizado. Sobre as obras do acesso pelo lado de São Francisco do Itabapoana, o trabalho de terraplanagem chegou a ser afetado pelas fortes chuvas que atingiram a região.

De acordo com o projeto, a Ponte de Integração tem 16,2 metro de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e 4 em São Francisco do Itabapoana, na RJ 194, na localidade Campo Novo.

Um dos prazos recentes para a conclusão da obra da ponte acabou não sendo cumprido. Ao ser diplomado para seu segundo mandato, em dezembro de 2022, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio de 2023”, ressaltando ainda “o quanto já briguei por essa ponte não está no gibi”.

Espera de 40 anos.

Com a proposta de encurtar o trajeto de SFI e SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte de Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014,  vejo a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. Orçada inicialmente em R$ 105,7 milhões, a obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.

Em 2021, o governador Cláudio Castro afirmou que a construção da ponte seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, disse que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Somente no início de 2022 a movimentação no canteiro voltou a acontecer.

Histórico de atrasos

1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra “em breve”;
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.
01/03/2024- DER faz nova alteração e conclusão da Ponte está prevista para junho de 2024
27/05/2024- DER-RJ confirma entrega da Ponte para o final de junho

Fonte: Folha 1

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