O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) concluiu no último sábado (22) sua Plenária Nacional e votou pela suspensão da greve dos institutos federais que já dura mais de dois meses. Foram 89 votos favoráveis à suspensão da greve, 15 contrários e seis abstenções. As duas propostas do Governo Federal para técnico-administrativo e docentes foram aceitas.

De acordo com o sindicato da categoria, a greve será suspensa após as assinaturas dos Termos de Acordo junto ao Governo. A previsão é de que isso ocorra na próxima quarta-feira (26).

Nas últimas semanas, o governo Lula fez um novo sinal aos docentes e propôs, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), mexer com a carga horária e o registro de ponto eletrônico do EBTT, que contempla os professores dos institutos federais, mediante a revogação da Portaria nº 983/2020. Docentes de universidades federais ainda não decidiram sobre o fim da paralisação.

Aos técnicos-administrativos, o Governo Federal propôs um reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025 e 5% em abril de 2026. Também há melhorias para valorização da carreira. Os professores também aceitaram a proposta de reajuste salarial para 2025 e 2026. Cada nível profissional tem uma porcentagem diferente.

Fonte: Italva em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here