Evento conta com a participação de 20 escolas da cidade e praça de alimentação
Acontece neste sábado, 10/08, o I Concurso de Xadrez de São Fidélis. O evento terá início às 13h, na Quadra de Esportes Humberto Lusitano Maia, no centro, e contará com a participação de 20 escolas da cidade.
A organizadora do campeonato, professora do Colégio Estadual de São Fidélis, Paula Larrúbia, explica que o evento surgiu da ideia das Bibliotecárias Professora Vanderleia e Rosimere Barcelos.
“Alunos que não gostavam de ler, mas frequentavam a biblioteca começaram a jogar xadrez na escola. Percebi ali uma oportunidade de transformar algo que eles gostam em um evento com a comunidade em geral, envolvendo habilidades de concentração, planejamento e tomadas de decisão. Estamos organizando tudo com muita dedicação e os alunos estão ansiosos”, afirma a professora.
No ano passado foi realizado um evento interno com alunos do CESF e neste ano os organizadores abriram para a participação de outras escolas. Uma das turmas irá aproveitar o campeonato para vender comidas e bebidas para custear a formatura que acontece no final do ano.
Entre elas, a Escola Municipal Moreira Brandão, que fica na Fazenda Recreio, no alto da serra do Itacolomy e também indo ao outro extremo do município, a Escola Municipal João Barreto da Silva no distrito de Ernesto Machado. Haverá a participação de todos os Colégios Estaduais e escolas municipais.
Para assistir ao campeonato é necessário fazer silêncio até o Xeque Mate, jogada que finaliza o jogo.
Durante o evento acontecerá também uma oficina para crianças e adolescentes que desejam iniciar a prática do jogo.
O Campeonato contará com a participação da Academia de Xadrez de Campos dos Goytacazes.
“O xadrez é um jogo de estratégia que desenvolve agilidade no pensamento, segurança na tomada de decisão e o aprendizado na vitória e na derrota. Esperamos que com esse campeonato mais pessoas se interessem pelo xadrez e que possamos propagar que não existe só uma forma de aprender alguns conceitos. Os jogos são excelentes ferramentas de aprendizagem”, finaliza Paula.
Fonte: ASCOM