Dois caminhões que transportavam areia extraída irregularmente foram apreendidos durante ação de fiscalização realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Baixo Paraíba do Sul, nesta quarta-feira (14/8), no município de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. A operação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pela superintendência.
Os técnicos percorreram a localidade conhecida como Calheiros, em Bom Jesus do Itabapoana, onde surpreenderam os veículos transportando, sem licença ambiental, a areia retirada irregularmente. Os caminhões foram apreendidos e levados para o posto do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRV) onde estão acautelados. Os motoristas foram levados para a Delegacia da Polícia Federal de Campos onde prestaram esclarecimentos. Eles responderão por usurpação de bens da União, por crime ambiental e serão autuados pelo Inea.
De acordo com a Lei Federal 9.605/98, a extração ilegal de areia configura crime de usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos de detenção.
Como denunciar
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). No aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, os usuários com sistema operacional Android ou iOS, podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.
Fonte: Jorge Luiz.