A partir do dia 1º de setembro, veículos pesados estarão novamente proibidos de circular pela área urbana de Campos. A medida foi anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho, em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (26), após o registro de mais um acidente fatal na avenida Arthur Bernardes, na noite desse sábado (24). Caminhões vêm utilizando a avenida como rota alternativa por conta da interdição da Estrada dos Ceramistas, que está com obras paradas há cerca de oito meses, sem previsão de retomada.

Após o anúncio feito pelo prefeito, tratores foram na tarde desta segunda-feira fazendo o trabalho de retirada da estrutura que mantinha a estrada interditada. 

Segundo o Prefeito Wladimir Garotinho, a medida foi tomada por conta da falta de informações do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e pelo aumento no número de acidentes. 

“A gente está tomando essas medidas porque não aguentamos mais solicitar informações junto ao DER sobre a Estrada dos Ceramistas. Não queremos atrapalhar o desenvolvimento da região e nem atrapalhar as carretas que vão para o Porto do Açu. Estamos sendo, até aqui, pacientes, mas estamos sem respostas. A obra está parada há oito meses e sem perspectiva nenhuma de retomada. Então, estamos dando esse prazo de uma semana, a partir de 1º de setembro, estará proibido pela Prefeitura e a Guarda Municipal, com a ajuda do IMTT, que farão barreiras de contenção para impedir que carretas trafeguem pelo centro de Campos, pela Arthur Bernardes e pela avenida 28 de Março. Estamos tendo muitos acidentes, inclusive um agora nesse final de semana em que a ciclista Michelle foi atingida por uma dessas carretas e veio a falecer na hora. Vamos mandar hoje um comunicado ao Porto do Açu, ao Ministério Público e ao DER para que deem um posicionamento, nem que seja uma abertura paliativa da Estrada dos Ceramistas, porque a obra não sai do lugar”, disse o prefeito em um vídeo publicado nas redes sociais. 

A RJ 238, mais conhecida como a Estrada dos Ceramistas é o principal acesso para caminhões que saem do Porto do Açu, em São João da Barra, em direção à BR 101 e também para os caminhões que transportam tijolos das cerâmicas na Baixada Campista. A intervenção na via, que foi orçada em R$ 55.010,122,12, foi iniciada em novembro de 2023, com a previsão de conclusão em 240 dias. No início deste ano, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), órgão responsável pelas rodovias municipais e federais, informou que a obra passava por adequação do projeto e que a rodovia ficaria interditada até que seja as obras fossem finalizadas.

No último dia 5 de julho, durante uma visita a Campos, o governador Cláudio Castro informou que as obras precisaram ser paralisadas para que fosse reajustado o projeto, sem previsão para conclusão. A previsão de Castro é de que em um ano a obra na Estrada dos Ceramistas seja entregue. Com as obras paralisadas, moradores e comerciantes da avenida Arthur Bernardes, em Campos, seguem convivendo com carretas pesadas trafegando pela via.

Em nota enviada à Folha, o DER-RJ afirmou que as obras serão retomadas nesta semana. De acordo com o órgão, a intervenção deve ser concluída em oito meses. 

“O Departamento de Estradas de Rodagem informa que a obra na Estrada dos Ceramistas será retomada nesta semana. O contrato com a construtora Avenida foi assinado no dia 20 de agosto e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em oito meses. O DER já está conversando com a Prefeitura de Campos e a empresa que assumiu a continuidade da obra para buscar uma solução para diminuir o impacto do trânsito na rota usada hoje como alternativa. Uma possibilidade em estudo é a implantação do sistema Pare e Siga durante a execução da obra”, informou. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here