País mais quente do mundo? – A forte onda de calor que segue elevando as temperaturas em boa parte do país fez com que uma dúvida circulasse na internet nos últimos dias: afinal, o Brasil é o país mais quente do mundo nesta semana?
🌡️Apesar das altas marcas registradas pelos termômetros, com máximas superando os 40°C em algumas regiões, os meteorologistas ainda não têm um consenso sobre se o país poderia ser apontado como o mais quente do planeta nesse período.
Para Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, esse tipo de afirmação não procede. Ele comenta que a maior temperatura registrada nos próximos dias deve ser na casa dos 42°C – abaixo do que vem sendo observado em países da Ásia e do Oriente Médio, com máximas que superam os 44°C.
Já Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia, afirma que a situação pode acontecer. Ela explica que os modelos meteorológicos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) e do Global Forecast System (GFS) destacam o calor previsto para o Brasil nos próximos dias.
Para o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, Bruno Brainy, esse tipo de afirmação exige uma análise mais detalhada.
“É preciso bolar uma metodologia para entender isso. É a onda mais quente porque tem uma temperatura maior do que todas as outras ou é a temperatura média de uma área?”, questiona.
🔥Caso se confirme, não será a primeira vez que o país ocupa as primeiras posições entre os mais quentes do mundo. Em 2023, o mesmo alerta surgiu em meio às ondas de calor do segundo semestre.