Kits escolares com mochila, estojo, cadernos, lápis, canetas, réguas e coleções de livros foram distribuídos hoje aos alunos do Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, no centro de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, durante mais uma edição do programa Seeduc + Perto, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), que ocorreu nesta quinta-feira (19/09).

A entrega faz parte de um grande investimento do Governo do Estado que, por meio da Seeduc, está entregando mais de 19,5 milhões de itens de material escolar para alunos dos ensinos Fundamental, Médio e EJA. Mais de 225 mil kits já foram entregues e até o dia 3 de outubro todos os estudantes receberão os seus.

Para Kyhara Antunes, aluna da terceira série do Ensino Médio Integral, a entrega vai ajudar nos estudos.

— Há anos a gente não ganhava nada e os livros e o kit são incentivos pra gente continuar estudando e procurando um futuro melhor. Gostei de vários livros, mas escolhi como primeira leitura um de romance, que é o que mais gosto — comentou a jovem.

No local, foram oferecidos ainda mais de 50 serviços diferentes aos alunos e servidores através do programa Seeduc + Perto, que contou com uma belíssima apresentação musical dos estudantes e com a participação por videoconferência da secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, que conversou com os alunos e com a equipe da escola sobre a importância do evento.

— Nossos técnicos foram até aí para escutar os servidores e dar eles dezenas de serviços que às vezes são difíceis de conseguir por conta da distância, evitando um deslocamento até a capital. Aproveitamos para entregar os kits escolares e os livros aos alunos para que tenham as mesmas condições de aprendizagem e que possam desenvolver suas habilidades, alcançando assim os seus projetos de vida. Nossa equipe, todos nós, estamos trabalhando muito para fazer com que as mais de 1.200 escolas funcionem bem — afirmou a gestora.

O Seeduc + Perto vem percorrendo o Rio de Janeiro desde 2022, quando o governador Cláudio Castro determinou que o interior fosse atendido pelo programa, o que demonstra um compromisso sério com a educação pública fluminense e com a comunidade escolar.

Além de aproximar a Seeduc da população e solucionar demandas como emissão de certificados, quadro de horários, vagas disponíveis e transporte escolar, o Seeduc + Perto também resolve questões administrativas dos servidores da rede, como verificação de aposentadorias, contagem de tempo de serviço e até processos como os que motivaram a professora Jane Salomão, que ocupa o cargo de agente de pessoal da unidade, a buscar ajuda na iniciativa.

— Estou com dois processos de averbação parados há muito tempo e aqui eu recebi todas as orientações que precisava para resolvê-los, agora tenho certeza que vou conseguir. Foi minha primeira vez no atendimento e foi ótimo. Para nós que moramos há seis horas da capital, ter esse serviço aqui na região é muito válido — afirmou a docente.

Para ampliar a oferta de serviços ao público, o Governo do Estado também enviou a Fundação Leão XIII e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que realizaram serviços como balcão de empregos, carteira de trabalho, isenções cartoriais, entre outros.

Fonte: SEEDUC – RJ

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