As cidades de Itaperuna, Miracema, Cambuci e Itaocara receberão, entre os meses de outubro e novembro, as últimas turmas do curso de Turismo Rural 2024 do EaD SENAR Rio. As inscrições podem ser realizadas em pelo link. Desde 2022, o turismo rural percorreu 17 municípios do estado, em formato de caravana.
Com mais de 270 matrículas realizadas até o momento, o curso tem como objetivo capacitar o produtor rural a ingressar no promissor mercado do turismo, diversificando suas atividades produtivas por meio da inclusão de iniciativas de turismo rural em suas propriedades.
Para fomentar essa integração, o Programa de Turismo Rural do SENAR Rio de Janeiro também abre parte da formação para outros interessados, mesmo que não atuem diretamente na área rural.
A proposta do curso é híbrida, combinando materiais de estudo EaD com duas aulas presenciais obrigatórias em propriedades rurais. Os alunos têm acesso a e-books, vídeo aulas, podcasts, aulas online e uma consultoria presencial com especialista para um plano de negócio no turismo na propriedade rural.
Raquel Lima, coordenadora de Inovação e Conhecimento do SENAR Rio, compartilhou sua perspectiva sobre o curso, destacando a transformação que ele promove. “Durante as aulas, testemunhamos o produtor rural se reencantando com sua propriedade: a roda d’água, a ordenha, o doce ou queijo que produz, o riacho que atravessa o terreno, a mata ao redor”, afirmou.
Ela também ressaltou a contribuição dos participantes que não são produtores rurais. “Eles se encantam com a vida no campo, os pássaros, o pôr do sol e a sombra das árvores. Esse encantamento mútuo fortalece nosso propósito de fomentar o turismo rural nos municípios atendidos pelo programa”, completou a coordenadora. Raquel também antecipou que novas turmas já estão sendo planejadas para 2025.
Se você possui uma propriedade rural e/ou deseja trabalhar com turismo rural nos municípios que receberão as últimas turmas (Itaperuna, Cambuci, Itaocara e Miracema), acesse o SENAR Rio EaD e faça sua inscrição.
Fonte: Serra News