Outubro chegou e com ele a Campanha Outubro Rosa, que é um movimento internacional para a detecção precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns.
Toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, todas as mulheres, entre 50 e 69 anos, devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenha sintomas.
Se uma pessoa da família, principalmente a mãe, irmã ou filha, teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.
Diagnosticar precocemente aumenta consideravelmente as chances de cura em aproximadamente 95% dos casos. Com isso, a mamografia é indispensável, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Não é possível prevenir o câncer em todos os casos, mas existem hábitos que, se incorporados à rotina, pode ajudar a reduzir as chances do tumor, como:
💢Abandone o cigarro: somente o cigarro contem 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas;
💢Tenha uma alimentação saudável: isso inclui alimentos de origem vegetal, além de evitar os ultra processados;
💢Mantenha o peso adequado ao seu biotipo: pessoas acima do peso são mais propensas ao câncer;
💢Pratique atividades físicas: faça uma caminhada, aulas de dança e yoga ou inscreva-se em uma academia, se gosta de musculação. O importante é fazer algo que lhe dê prazer e a mantenha ativa de forma regular;
💢Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: elas também aumentam as chances de desenvolvimento do câncer.
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é o caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. É importante ressaltar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Mulher, consulte um médico regularmente!
Fonte: Italva em Foco