O município de Varre-Sai, localizado na região turística Águas do Noroeste, foi o cenário do famtour da terceira etapa do programa Turismo Rural RJ. Durante a experiência, que ocorreu durante o fim de semana, influenciadores digitais tiveram oportunidade de explorar diversos atrativos rurais presentes no Guia do Turismo Rural, lançado pelo Governo do Estado. O evento destacou as riquezas naturais e culturais da região, promovendo uma nova perspectiva sobre o turismo do interior fluminense.
“Os famtours são essenciais para mostrar as belezas e todo o potencial do nosso turismo. Acreditamos que, ao proporcionar experiências diretas aos agentes de viagens, incluindo os influenciadores digitais, impulsionamos a divulgação do que os agentes vão vender, fortalecendo assim a promoção do nosso estado como um destino turístico de excelência”, afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.
Com essa ação, a Setur-RJ e a TurisRio reforçam seu compromisso em diversificar as opções de turismo no estado, convidando os visitantes a descobrir as belezas e encantos do Turismo Rural, que vem crescendo cada vez mais, principalmente, no interior do estado.
Para o vice-presidente da TurisRio, e coordenador do programa Turismo Rural RJ, Pablo Kling, ao promover o Turismo Rural, podemos apoiar a geração de empregos e aumento de renda para a comunidade local, estimulando a economia do município.
“Os turistas frequentemente consomem produtos locais, o que beneficia agricultores e pequenos negócios. Promover o turismo em áreas rurais ajuda a descentralizar as atividades turísticas, que costumam estar concentradas em grandes cidades, proporcionando uma experiência alternativa para os turistas”, complementa Kling.
“A Setur-RJ e a TurisRio foram muito parceiras para chegarmos até esse ponto, de termos roteiros estruturados que podemos apresentar agora. Esse famtour serviu também para constatar que Varre-Sai está realmente na rota turística do estado”, pontuou Fátima Pimentel, secretária de Turismo de Varre-Sai.
A influenciadora Cátia Costa (@catitapelomundo), também aprovou a proposta e os atrativos.
“Sensacional! Experiência encantadora! Todos os atrativos muito interessantes, e um povo muito acolhedor”, exclamou Cátia.
Thaís Pelegrini, influenciadora natural de Varre-Sai, também participou do famtour.
“Oportunidade maravilhosa! Poder divulgar a cidade que vivo e amo é ajudar a desenvolver toda a cidade”, declarou.
O roteiro foi cuidadosamente planejado para oferecer uma experiência completa, combinando gastronomia, cultura e muita ruralidade.
O famtour foi uma verdadeira viagem sensorial pela rota do café em Varre-Sai. A visita a produtores renomados, como o Café Pellegrini e o Café Rodolphi, proporcionou uma experiência única aos participantes. A rica história da região, com seus casarões antigos e igrejas, se somou à beleza natural dos sítios e ateliês, compondo um roteiro turístico completo e memorável. A experiência reforça o papel do café como motor da economia local e posiciona Varre-Sai como um destino imperdível para os amantes da bebida e da cultura.
Importante destacar que o café é a “mola mestra” da economia de Varre-Sai, que responde por 30% da produção de café do estado do Rio de Janeiro, tornando-se o maior produtor e garantindo o título de “Capital Estadual do Café”.
Todas as visitas foram guiadas pela secretária de turismo do município, que é também uma empreendedora do setor. Ela é proprietária do Sítio Velho Moinho, com uma hospedagem encantadora, que oferece visitas ao seu vinhedo, onde são produzidos vinhos deliciosos.