Em Itaperuna, RJ, a equipe do Programa Saúde do Trabalhador (PST), com o apoio técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense (CEREST-No) seguem trabalhando firmes, promovendo uma série de ações, além de ampliar a parceria.
Desta vez, com os acadêmicos do 8° período do curso de Medicina da UniRedentor Afya. Ao todo, quatro encontros com o objetivo de apresentar os programas PST e CEREST-No, suas funções e atividades no dia a dia. Nos encontros, os acadêmicos conheceram a estrutura física do setor e as equipes dos programas.
Assim sendo, os alunos puderam vivenciar experiências práticas e abordar sobre as notificações. Foram ressaltados também a importância que os profissionais da saúde têm em relação ao preenchimento das fichas de notificação compulsória.
Para o PST e o CEREST-No, a parceria com instituições de ensino é fundamental para a conscientização e formação de futuros médicos sobre a relevância da saúde do trabalhador. A aproximação dos acadêmicos com a rotina do programa fortalece o conhecimento sobre o impacto das condições de trabalho na saúde e estimula a criação de uma rede de profissionais mais atenta e capacitada para identificar, tratar e prevenir agravos ocupacionais.
A expectativa é que essa parceria continue gerando bons frutos, promovendo o engajamento dos estudantes com a saúde do trabalhador e contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Com a ampliação dessa parceria, as equipes buscam não apenas fortalecer a formação acadêmica dos futuros médicos, mas também sensibilizá-los sobre a importância de um olhar humanizado e preventivo para a saúde do trabalhador.
Esse alinhamento entre teoria, prática e experiência local contribui para que os alunos compreendam o impacto social e econômico de ambientes laborais saudáveis, incentivando-os a atuar de forma preventiva em suas futuras carreiras. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Itaperuna em promover a saúde ocupacional e proteger os trabalhadores, ampliando o alcance das ações de vigilância e cuidado no município e em toda a região.
DECOM – Itaperuna