No próximo dia 09 de dezembro, a CEDAE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Italva, realizará uma importante ação de restauração florestal nas margens do Rio Muriaé, na Fazenda Taipabas, próximo a Rodovia BR 356. A atividade, organizada pelo Programa Replantando Vida, contará com a participação de alunos da Escola Municipal Glicério Salles, representantes do Rotary Club e será aberta a toda a população.
Sobre o Programa
O Replantando Vida é o Programa socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE, que tem como objetivo contribuir para ressocialização de apenados do sistema prisional do Rio de Janeiro, através de oportunidade de trabalho, inclusão social, capacitação e geração de renda. Dentre as atividades promovidas, destacam-se as ações de restauração florestal.
Essas atividades envolvem desde a coleta e beneficiamento de sementes florestais, produção de mudas, até o plantio, manutenção e monitoramento dos reflorestamentos – todas as etapas realizadas por pessoas em cumprimento de pena.
Foco
O foco desta ação coletiva é a restauração da mata ciliar do Rio Muriaé, um afluente estratégico do Rio Paraíba do Sul, crucial para a segurança hídrica e a preservação ambiental da região. Desde janeiro de 2024, a CEDAE tem atuado intensamente na região noroeste do estado do Rio de Janeiro, com projetos de restauração focados nas bacias dos rios Pomba e Muriaé.
Além do plantio, o evento terá uma forte vertente educativa, proporcionando aos alunos e participantes a oportunidade de aprender sobre a importância das matas ciliares na proteção dos rios.
Folha de Italva