A Faculdade de Medicina da UNIG, em Itaperuna, acaba de alcançar a nota máxima (5) na avaliação de Renovação de Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Este resultado não apenas destaca a instituição entre as melhores do país, mas também reforça o compromisso da UNIG com a formação de médicos altamente capacitados e éticos, agora com chancela oficial.
O reitor da Unig, Marcelo Rosa, explica que a avaliação de Renovação de Reconhecimento tem um peso mais significativo do que a pontuação de quando o curso é lançado, quando basicamente o corpo docente e a infraestrutura são avaliadas. Nesta nova avaliação, o MEC faz uma análise mais abrangente, em que se considera, de fato, a qualidade da formação ofertada. As faculdades de Medicina da Unig, tanto no campus de Nova Iguaçu quando no de Itaperuna, já formaram cerca de 10 mil médicos.
“Essa avaliação comprova o compromisso e o respeito com todo o corpo docente e discente da universidade. Ela estabelece que, além de atender plenamente às Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso oferece formação geral, humanista e ética para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde. Os estudantes são preparados para ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos campos individual e coletivo, sempre com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e dignidade humana”, explica o reitor da Unig.
O conceito 5 do MEC foi conquistado após uma análise criteriosa que considerou a qualificação do corpo docente, a infraestrutura moderna e tecnológica e a proposta pedagógica inovadora. Entre os diferenciais do curso, destacam-se os laboratórios de práticas simuladas e os campos de práticas reais. Desde o primeiro período, os alunos desenvolvem atividades práticas em ambientes reais, da atenção primária até as atividades no internato de um hospital de alta complexidade. Na última avaliação do MEC, em 2016, a Unig também recebeu nota 5, o que mostra que manteve o padrão de excelência de sua Faculdade de Medicina.
Nos últimos anos, a Unig tem apostado em melhorias pedagógicas e físicas, aliando tradição e inovação. Os alunos de Medicina da universidade se preparam para os desafios da profissão acesso a recursos avançados, como laboratórios de simulação de emergências e cirurgias, e modernos sistemas audiovisuais. A estrutura proporciona uma experiência educacional que alia teoria e prática desde o ciclo básico até as práticas clínicas e diagnósticas.
A conquista da nota máxima reafirma o impacto regional da instituição, que atrai estudantes de todo o Brasil e contribui diretamente para a saúde pública por meio de atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação do MEC reconhece não apenas a excelência acadêmica da UNIG, mas também sua relevância social, formando médicos preparados para liderar e transformar a saúde no país.