O Noroeste Fluminense voltou a ferver nos últimos dias. No domingo (08/12), a sensação térmica voltou a passar dos 50⁰C, marca novamente ultrapassada também nesta segunda-feira (09/12). Assim como no fim de novembro, nenhum órgão de meteorologia emitiu alertas para onda de calor, embora tenham previstos temperaturas de 3 a 5⁰C acima da média por quatro dias seguidos.
O Noroeste Fluminense não possui nenhuma estação meteorológica de órgão oficial – as três que existiam em Itaperuna, Pádua e Cambuci foram desativadas. Mas há três estações particulares com dados compartilhados publicamente com o sistema Weather Underground. Duas ficam em Itaperuna e uma delas registrou 40,2⁰C, com sensação de 53,1⁰C no domingo. Itaocara possui outra, que registrou 37,0⁰C, com sensação de 44⁰C no domingo. Nesta segunda, as temperaturas também já haviam superado os 34°C nas duas cidades e mais uma vez Itaperuna tinha sensação térmica acima dos 50°C, e o pico do calor pode ocorrer até as 16h.
Para quem detesta calor, a notícia só é boa a partir de quarta-feira (11/12). Um ciclone extratropical no mar vai formar uma frente fria que provocará chuva, muita nebulosidade e, com isso, as temperaturas não sobem. Mas até lá, ainda faz bastante calor na terça (10/12), que já pode ter temporais a partir da tarde e noite. Há risco de a chuva vir volumosa e com potencial para muitos transtornos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu um alerta de chuvas intensas. Por enquanto, o alerta é amarelo (o menor nível de uma escala que vai até três) com previsão de acumulados de até 50 milímetros de chuva podendo cair em 24h.
Fonte: Folha Itaocarense