O Setor da Vigilância Ambiental de Bom Jesus do Itabapoana, subordinado à Secretaria Municipal de Saúde, escalou os agentes de combate a endemias (ACE) para fazer um trabalho de prevenção à dengue. A ação aconteceu no sábado (14/12), escolhido como Dia D pelo Ministério da Saúde.
Os ACE iniciaram a panfletagem na praça Praça Governador Portela (Centro) e percorreram as ruas em direção ao bairro Sebastião Pimentel Marques. Eles conversaram com as pessoas sobre a importância de prevenir e acabar com focos do Aedes aegypti. O mosquito pode transmitir a dengue, o Zikavírus e a Chikungunya.
No período chuvoso, que vai até março, acontece a maior proliferação do inseto, já que os ovos, colocados pelas fêmeas há muitas semanas, eclodem, liberando as larvas. A transformação destas em mosquitos é rápida e o ciclo continua, com as fêmeas em busca de sangue humano para se desenvolverem e procriarem.
Os agentes seguem orientando os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados nas residências. Além da panfletagem, o Setor da Vigilância Ambiental providenciou um carro de som para circular nas ruas, alertando a população sobre os riscos.
A prefeitura solicita que todos verifiquem caixas d’água e quaisquer recipientes que possam acumular água da chuva. Tudo o que não for descartável deve ser tampado ou guardado em local protegido.
DECOM