O temporal que atingiu Aperibé fez a chuva forte a muito forte ir e voltar ao longo de seis horas, gerando um acumulado de 118,2 milímetros na noite deste domingo (22). Muitas ruas ficaram alagadas e a água chegou a invadir algumas residências e estabelecimentos comerciais.

Para se ter ideia do volume de água que caiu, cada milímetro de chuva equivale a um litro de água derramado em um metro quadrado. No caso de Aperibé, foram 118 litros de água em apenas um metro quadrado. Mais da metade da chuva esperada para dezembro em Aperibé caiu em 6 horas.

A estação da Agência Nacional das Águas (ANA), vinculada ao Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), chegou a registrar 75,6 milímetros em um intervalo de apenas 30 minutos. Foi nesse momento mais crítico, por volta das 20h30, que ruas de Aperibé ficaram completamente inundadas e algumas delas intransitáveis. Quando a situação parecia se normalizar, outra chuva forte voltou a encher as ruas e casas, para desespero de quem teve de novo a casa invadida na mesma noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) haviam alertado para o risco de chuva de moderada a forte intensidade em cidades da nossa região, podendo chegar a muito forte.

Fonte: SF Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here