O município de São Francisco de Itabapoana (SFI) está sofrendo com as chuvas que vem caindo nos últimos dias. A última atualização da Defesa Civil municipal aponta aproximadamente duas mil pessoas atingidas, sendo que 63 famílias foram afetadas diretamente. Destas, cinco estão desalojadas, sendo que uma está abrigada em uma residência de familiares e outra, em uma igreja, que ofereceu o espaço como ponto de abrigo.

As demais vítimas serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano para a Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia preparou o espaço para receber as pessoas.

Governo do Estado presta apoio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Civil (SEDEC-RJ), está prestando suporte técnico ao município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, para a decretação de situação de emergência. A mobilização acontece em decorrência dos alagamentos que atingiram o bairro Ilha dos Mineiros, no distrito de Guaxindiba, onde cerca de 500 famílias foram afetadas. Desse total, 70 pessoas estão desalojadas e abrigadas em casas de parentes, enquanto 15 desabrigados encontram-se acolhidos na Escola Municipal Dirceu Dias Silva, adaptada como abrigo temporário.

“Antes de tudo quero me solidarizar com as famílias que foram atingidas por esse desastre. O Governo do Estado está atuando para colaborar com o que for necessário para amenizar essa situação e para que tudo volte à normalidade o quanto antes” , ressaltou o governador Cláudio Castro.

O Governo do Estado já disponibilizou para o município 252 colchões, 350 travesseiros, 350 cobertores, 350 lençóis, 350 fronhas, 1.500 litros de água mineral e 350 panos para limpeza. O trabalho integrado entre a SEDEC-RJ e as autoridades locais visa a segurança e o bem-estar da população. As ações incluem também assistência às famílias, monitoramento da situação e planejamento de medidas preventivas para minimizar os efeitos das chuvas.

Fonte: Guia do Estado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here