A partir desta sexta-feira (17), os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 podem se inscrever no SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Neste ano, o programa oferece mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas do país.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as notas do Enem no dia 13 de janeiro. Com esse resultado em mãos, os estudantes podem se inscrever no curso desejado no sistema do SiSU.

Quem pode se inscrever?

Podem participar os candidatos que concluíram o ensino médio, realizaram o Enem 2024 e que não zeraram a prova de redação.

Como se inscrever no SiSU?

Entre os dias 17 e 21 de janeiro, os candidatos devem acessar o portal do SiSU utilizando o acesso gov.br e seguir os seguintes passos:

  • confirmar os dados de contato;
  • preencher o perfil socioeconômico;
  • selecionar até duas opções de curso, informando turno, local e instituição desejados.

Durante o período de inscrição, o estudante consegue checar a classificação parcial. Dessa forma, tem uma noção das chances de passar no curso desejado.Play Video

Como é calculada a nota de corte?

O SiSU calcula a nota de corte uma vez por dia para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Quais são os cursos disponíveis?

O sistema oferece 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior.

Os candidatos já podem conferir as vagas disponíveis. Eles podem filtrar pela lista de municípios, de instituições ou de cursos.

É possível escolher o semestre que eu quero começar a estudar?

Não, o candidato não pode escolher em qual semestre vai ingressar na universidade porque isso depende da sua classificação no curso escolhido.

Em resumo, todos os estudantes devem realizar a inscrição em janeiro de 2025, mesmo que queiram começar a estudar apenas no segundo semestre, pois não haverá outro momento de candidatura.

Como o SiSU funciona?

O SiSU é o principal sistema de seleção para universidades e institutos federais. Funciona assim: o candidato se inscreve no curso desejado e o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Entretanto, a nota do candidato pode variar de acordo com os critérios das universidades para cada opção de curso. Por exemplo, para o curso de física, uma instituição pode dar mais peso para a nota de ciências da natureza e, para o curso de engenharia, a universidade pode dar mais peso para a matemática.

Veja o cronograma do SiSU 2025:

Manifestação de interesse para constar na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025

Inscrições no SiSU: de 17 a 21 de janeiro de 2025

Resultado: 26 de janeiro de 2025

Matrículas: de 27 a 31 de janeiro de 2025

Fonte: CNN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here