Um relatório produzido pela Corregedoria da PM aponta o envolvendo de pelo menos cinco policiais em uma quadrilha que assalta boca de fumo na região de São Gonçalo e Itaboraí. Segundo o documento, o grupo apelidado de ‘Fantasmas’ se envolveram em pelo menos dois homicídios no ano passado, um deles filmado por uma câmera de segurança. No dia 2 de julho, o grupo teria participado de assaltos em dois bairros de São Gonçalo: Almerinda e Arsenal. No segundo, Leonardo de Jesus, de 29 anos, foi alvejado ao se aproximar de um carro na Rua Marco Aurélio, na comunidade do Cebolô, por volta das 17h.

Um vídeo mostra o momento em que ele cai no chão e dois homens descem do veículo para roubar seus pertences, incluindo um radiotransmissor. Depois de recolher o material, a dupla retorna ao carro, e o motorista dá um tiro em Leonardo.

A vítima morava com a mulher no mesmo prédio em que vivia seu irmão, que ouviu os três disparos. Ao descer para ver o que tinha acontecido, ele encontrou Leonardo baleado ao lado da mãe, que também residia na área e tentava manter o jovem acordado até a chegada de socorro. Foi naquele momento que a família ouviu pela primeira vez que o ataque teria partido de “ladrões de boca”. Leonardo chegou a ser levado a um hospital, mas já estava morto quando foi recebido por médicos.

Leonardo de Jesus foi morto por quadrilha que assalta boca de fumo — Foto: Reprodução
Leonardo de Jesus foi morto por quadrilha que assalta boca de fumo — Foto: Reprodução

Uma pessoa foi presa, em outubro, pelo homicídio: Marllon Gonçalves Lima Luna da Silva. Segundo a Polícia Civil, a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo continua apurando o crime e a possível participação de outras pessoas.

Alvejado em boca de fumo

Leandro dos Santos Duarte, de 20 anos, foi morto no dia 18 de junho durante uma suposta ação dos Fantasmas no Beco do Adão, no bairro Apolo, em Itaboraí. A informação consta do relatório da corregedoria. De acordo com o documento, ele vendia drogas numa boca de fumo controlada pela facção Comando Vermelho quando foi alvejado por dois homens.

Leandro dos Santos Duarte teria sido morto em ação dos 'Fantasmas' — Foto: Reprodução
Leandro dos Santos Duarte teria sido morto em ação dos ‘Fantasmas’ — Foto: Reprodução

Segundo testemunhas, a dupla, vestindo trajes comuns e sem cobrir o rosto, chegou de moto, estacionou a alguns metros de distância e caminhou até a vítima. A morte de Leandro foi constatada no Hospital Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí. Na época, amigos disseram que ele foi baleado por “ladrões de boca de fumo”. Procurada pelo EXTRA, a família se recusou a comentar o caso.

Entenda o caso

Segundo o relatório da Corregedoria da PM, o grupo se autodenomina Fantasmas e utiliza o armamento do Estado para atacar bocas de fumo, roubando dinheiro, drogas e armas. Ainda de acordo com o documento, os policiais, de posse do material, negociam tudo com criminosos.

A quadrilha teria a participação de três sargentos, dois cabos, um ex-cabo e dois moradores da região. O documento da PM não avança no detalhamento da suposta participação de cada um nos roubos, mas cita seis assaltos a bocas de fumo nos quais o cabo Patrick Polycarpo Sodré e o sargento Davi da Silva Palhares teriam atuado.

Segundo corregedores, eles chegaram a ser baleados durante ações criminosas e socorreram um ao outro. O relatório sugere a abertura de um Inquérito Policial-Militar (IPM) para aprofundar as investigações e checar um possível envolvimento de outros agentes. O EXTRA procurou Palhares e Polycarpo, mas nenhum deles quis se manifestar.

Fonte: Extra

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here